sábado, 15 de novembro de 2008
Muito bem, dessa vez foi comigo mesmo
Durante as campanhas políticas me deparei com muitas pessoas algumas já conhecidas e outras nem tanto que me cumprimentaram exaustivamente, não vou mentir, virei o rosto para varias pessoas, sendo que para muitas delas sempre fui nada mais nada menos do que um ser irrelevante. No entanto acabei por exercer o meu direito de sufrágio buscando a opção mais coerente, acredito ter feito a coisa certa.
Porém essa semana acabei por chegar a um empasse, um dos acessores de alguns vereadores eleitos veio a mim pedir uma ajuda sobre um projeto, diga-se de passagem um projeto excelente, que sem duvida nenhuma seria de grande valia para a população, como não sou partidário me dispus a dar todo apoio, já que se trata de um projeto na área da informática... Só que no fim da conversa, sem nenhum receio, esse nobre cidadão brasileiro que no ano de 2009 será um auxiliar de nossos representantes na câmara, me veio com a seguinte frase:
- Esse projeto é uma ótima estratégia de campanha para a próxima eleição, vai geral uma grande quantidade de votos.
Confesso que no memento me alterei e acabei por dizer coisas pela qual o deixaram também alterado.
Agora pergunto a vocês:
Onde vamos parar?
Se os nossos representantes, que nos trataram tão bem durante toda a campanha, criam seus projetos com o simples desejo de se candidatarem e serem eleitos na próxima eleição, segue o raciocínio... Só pra completar, dessa vez não estou generalizando, e sim tentando deixar (quem se interessar) a par da situação e convidar quem quer que seja para que acompanhem as reuniões de nossos representante, está certo que as vezes se parece mais com o Show do Tom, mas... Pelo menos vamos ver quem pode ou não continuar, e quem devemos eliminar do nosso tão famoso “CIRCO” eleitoral.
E para quem não dá a mínima para esses assuntos, ainda estão abertas as inscrições para o BIG BROTHER BRASIL.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Não te faz falta alguma...
Por que doar sangue?
A ciência, embora avançando em muitos setores, ainda não encontrou um substituto artificial eficiente para o sangue humano. Por isso, todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso, seguro, não dói e não engorda.
Segundo Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez ao ano, no Brasil a porcentagem de doadores é de apenas 2%.
Quem é beneficiado com a doação?
O sangue que você doou será utilizado para ajudar pessoas que precisam muito dele. Seja numa cirurgia, num transplante, num parto. Poderia seguir com uma lista interminável de situações, mas eu gostaria mesmo, é de mostrar alguns benefícios da sua doação.
Na verdade, quando você doa sangue, você dá uma nova oportunidade para alguém continuar vivendo, trabalhando, produzindo. Assim sendo, você não doa apenas o sangue. Você doa um outro fim de semana, uma outra páscoa, um novo natal, permite que uma família se mantenha completa e não permite que pessoas entrem em total desespero pela perda de um ente querido. E você ainda toma um café de responsa antes e depois da doação.
Motivos você já tem de sobra, então vamos à algumas informações:
Quem pode doar?
Qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento:
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Ter peso acima de
- Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
- Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias;
- Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto;
- Não estar grávida;
- Não estar amamentando;
- Estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;
- Não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de 1 ano;
- Não ter recebido transfusão de sangue ou Hemoderivados a menos de 1 ano;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
- Não ser usuário de drogas injetáveis;
- Não ser portador de doenças infecto-contagiosas como Sífilis, Doença de Chagas e HIV.
Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.
Porque então, não deixar o comodismo de lado, no dia da doação você ainda pode se cadastrar no banco de medula, e quem sabe trazer a vida de alguém com algo que não vai lhe fazer falta, tudo isso pode ser feito em menos de meia hora...
Segue a idéia...